terça-feira, 6 de março de 2012

Chá Verde Realmente Emagrece?


 


Chá Verde Realmente Emagrece?

Um estudo realizado em ratos, concluiu que, se você adicionar o chá verde à sua dieta, engordará menos do que quando submetido a uma dieta rica em gordura.

A diferença naqueles que bebiam chá verde era grande, já que engordaram 45% menos.

A explicação parece ser que, este chá tem um composto que faz com que parte da gordura dos alimentos não seja absorvida pelo organismo de quem o ingere.

De forma simplificada, podemos dizer que o chá verde se diferencia dos outros tipos de chá que são secos sem permitir que eles fermentem, o que ocorre, por exemplo, com o chá preto.

Isso significa que o verde é rico em epigalocatequina-3-galato (EGCG), que parece ser o ingrediente ativo responsável por esta interessante propriedade dietética.

O estudo, liderado pelo Dr. Joshua Lambert, foi conduzido por pesquisadores da Penn State University (EUA) e publicado na “Obesity”.
Eles alimentaram dois grupos de ratos (todos obesos), com uma dieta rica em gordura. Mas apenas um grupo recebeu uma dose grande de chá verde.

A diferença foi notável: aqueles que ingeriram a infusão engordaram 45% menos do que os outros.

Uma das principais razões para isso, aparentemente, é que o EGCG prejudica a absorção da gordura ingerida.

Especificamente, nas fezes de roedores que tomaram chá verde, foram encontrados 31% de gordura a mais que no outro grupo.

Os pesquisadores foram capazes de verificar, que a diferença era que eles tinham menos apetite, uma vez que todos os ratos comeram a mesma quantidade.

Apesar destes resultados, que parecem muito conclusivos em favor de chá verde, você tem que refinar várias questões e limitar o otimismo.

Primeiro, o estudo diz que o chá verde faz perder peso, mas levou os ratos a ganharem menos peso quando submetidos a gordura da dieta.

Em segundo lugar, devemos levar em conta que o metabolismo destes roedores é muito mais simples do que o dos humanos.

Finalmente, deve-se notar que a quantidade que foi consumida foi muito alta: o equivalente a 10 copos por dia para uma pessoa, e chá verde em doses elevadas pode ser prejudicial para o fígado.

No entanto, os pesquisadores dizem que pode ser uma ferramenta útil para combater a obesidade em humanos, mesmo em doses menores do que aquelas utilizadas com roedores.

No entanto, reconhecem a necessidade de mais estudos.

Apesar das limitações mencionadas acima, e considerando que vários estudos afirmam que o chá verde, (que é um grande antioxidante), tem outros efeitos benéficos à saúde, tais como a prevenção de certas doenças, então, seria saudável se acostumar a beber pelo menos duas xícaras dele por dia.

Um comentário:

  1. Pese Leve Nutrição e Auriculoterapia
    - Belo Horizonte:32014623
    Barreiro
    Centro
    Planalto
    São Paulo
    - Grande Bh e região:
    Contagem 36210896
    JUstinópolis 35420207
    Lagoa Santa 36210896
    Matozinhos 36608783
    Nova Lima 35420207
    Paraopeba 37141233
    Caetanopolis 37141233
    Pedro Leopoldo 36608783
    Ribeirão das Neves 35420207
    Sabará 35420207
    Santa Luzia 36210896
    Sete Lagoas 37730756
    Vespasiano 36210896

    ResponderExcluir